Gostou do Artigo ? |
A FPF, Federação Portuguesa de Futebol, anunciou ontem ter chegado a acordo com FC Porto e Benfica para a marcação da data da Supertaça Cândido de Oliveira, que costuma marcar o inicio da época.
A data da supertaça ficou agora agendada para 23 dezembro, com local e hora a definir.
Recorde-se que a 1/07 do presente ano a FPF anunciou acordo entre tas 3 partes (FC Porto, Benfica e a própria FPF para a suspensão da Supertaça, no sentido de “aliviar o calendário” das equipas que terão jogos europeus em setembro.
Recorde o comunicado da altura
“FPF e os clubes chegaram a um entendimento e acordaram na suspensão do jogo em nome dos interesses do futebol português uma vez que em setembro haverá jogos referentes às competições europeias (Liga dos Campeões e Liga Europa). Aliviar o calendário das equipas portuguesas nessa fase da época é um dos objetivos da decisão tomada em defesa da posição de Portugal no ranking da UEFA.”
Instituída em 1979 e ‘apadrinhada’ pela FPF em 1981, a Supertaça Cândido de Oliveira é disputada entre o vencedor do campeonato e o vencedor da Taça de Portugal, ou, se um clube fizer a ‘dobradinha’, entre esse campeão e o finalista da Taça.
Os ‘dragões’ são os recordistas de vitórias, com 21, contra oito triunfos de Benfica e Sporting, enquanto o Boavista conquistou três edições e o Vitória de Guimarães uma, para completar o palmarés de vencedores.
É importante lembrar que, a esse dia, o FC Porto liderava a competição com mais 6 pontos que o Benfica. Nessa mesma jornada, os encarnados perderam na Madeira e os dragões ganharam na mata real, ambos no dia 29/06. Duvido que o Benfica tivesse essa “cortesia” com o FC Porto, se o caso fosse ao contrário. Aliás, basta lembrar que em 2008/2009 os encarnados (e os vitorianos) fizeram de tudo para que o FC Porto não participasse na Champions League (para quem não se lembrar, pode recordar aqui https://www.jn.pt/desporto/benfica-e-guimaraes-recorrem-contra-f-c-porto-962278.html).
Não temos memória curta!
Gostou do Artigo ? |