Gostou do Artigo ? |
A vitória do Shakhtar sobre o Barcelona, em casa emprestada (Hamburgo, na Alemanha), na jornada anterior, baralhou as contas do Grupo H. Quando parecia que culés e FC Porto estavam encaminhados para garantirem os dois primeiros lugares e a passagem aos oitavos de final, eis que os ucranianos reentraram nas contas.
Primeira consequência: o FC Porto não depende de si próprio para se qualificar já esta terça-feira para os oitavos de final. É verdade que até pode apurar-se só com um empate em Barcelona, mas ao mesmo tempo pode vencer no Estádio Olímpico Luís Companys e ter de esperar.
As contas, na verdade, não são difíceis: com mais três pontos que o Shakhtar e com duelo entre os dois na última jornada, os dragões têm de fazer mais pontos que os ucranianos para não poderem depois ser ultrapassados. É verdade que podem também ficar com mais três pontos e vantagem no confronto direto diante do Barcelona (neste caso se vencerem por pelo menos dois golos), se ganharem, mas arriscariam sempre acabar em terceiro num desempate a três na última jornada, se perderem por pelo menos dois golos com o Shakhtar e o Barcelona vencer o Antuérpia.
O FC Porto qualifica-se já, então, se ganhar e o Shakhtar não o fizer (e neste cenário, se triunfar por dois golos ou mais em Barcelona assegura até o primeiro lugar do grupo) ou se empatar e os ucranianos perderem na receção ao Antuérpia. A equipa de Sérgio Conceição tem a vantagem de entrar em campo conhecendo já o resultado do outro jogo do grupo (com pontapé de saída às 17.45 horas de Portugal Continental), portanto saberá o que precisa de fazer em Montjuic para passar.
Mas mesmo que não ganhe pontos para o Shakhtar, ou até que perca vantagem para os ucranianos (no pior cenário ficará o Barcelona com 12 pontos e dragões e Shakhtar com 9), o FC Porto sabe que, na última jornada, bastar-lhe-á empatar em casa para garantir a passagem aos oitavos. E se vencer até há dois cenários em que pode perder — se o Barcelona depois não ganhar ao Antuérpia; ou se os dragões perderem por apenas um golo com o Shakhtar (ou pela mesma diferença com que triunfassem em Barcelona).
Gostou do Artigo ? |