Gostou do Artigo ? |
Numa altura distante, mais precisamente em 2020, escrevemos neste espaço pessoal da Memória Portista um artigo a recordar Sá Pereira, um dos antigos jogadores campeões do FC Porto na época de 1955/1956, quando conquistaram a “Dobradinha” e a Taça de Portugal. Na altura, Sá Pereira já estava nos seus oitenta anos, sendo um dos poucos sobreviventes desse título nacional e sempre muito lembrado. Felizmente, o “Sá Pereira do Porto” ainda está entre nós, agora com 89 anos, e é altura de recordar novamente a sua história, ele que é um dos resistestes da Geração Dourada Portista dos anos 50. Atualmente, apenas acompanha Américo Lopes, antigo guarda-redes campeão nacional em 1958/59 e vencedor da Taça de Portugal em 1967/1968, que já tem 91 anos.
Sá Pereira está naturalmente afetado pelos muitos anos vividos, um pouco esquecido, mas ainda vivo. Segundo uma prima sua, que o fez sorrir ao mencionar a palavra PORTO, “apesar da idade, ele mantém aquele ‘charme’ de atleta”. O seu testemunho será referido no final deste artigo, depois da fotografia que tirei com ele. Atualmente, Sá Pereira está num Lar de Idosos, mas ainda muito confortável.
Assim, é importante reforçar a memória de Sá Pereira, que está bem vivo. Ele deve ser recordado com o apreço que é devido aos grandes jogadores que vestiram a sagrada camisola do FC Porto.
Sá Pereira foi um futebolista que jogou pelo FC Porto na década de 50 e foi campeão nacional de juniores e seniores. Nasceu em Matosinhos a 7 de abril de 1934, numa família ligada à indústria das conservas de peixe. No entanto, dedicou-se mais ao desporto, primeiro como jogador de andebol no Leixões e depois como futebolista no FC Porto, clube do seu coração. Quando ingressou no FC Porto em 1951, encontrou no plantel de juniores nomes como o guarda-redes Américo, entre outros talentos.
Sá Pereira teve a estreia na equipa principal do FC Porto a 26 de fevereiro de 1956, num jogo contra o Braga, em que venceram por 4-0. A partir daí, jogou nos seniores do FC Porto entre 1954/55 e 1957/58, sendo campeão nacional e vencedor da Taça de Portugal em 1955/56, sob o comando de Yustrich. Depois disso, jogou no Leixões e no Feirense, antes de retirar-se dos relvados.
Gostou do Artigo ? |