O Al Ain não vai ativar a cláusula de compra de Fábio Cardoso, fixada em €1,2 milhões, e até é possível que o defesa-central cedido pelo FC Porto ao emblema dos Emirados Árabes Unidos nem participe na próxima edição do Mundial de Clubes. O Al Ain, único clube dos Emirados Árabes Unidos a conquistar duas vezes a Liga dos Campeões da AFC, em 2003 e 2024, competirá no Grupo G da prova organizada pelos Estados Unidos, defrontando o WAC Casablanca, a Juventus e o Manchester City.
A cedência de Fábio Cardoso rendeu aos cofres do FC Porto €1 milhão, além de ter representado uma poupança no salário pago ao futebolista. Durante a sua passagem pelo Al Ain, Fábio Cardoso participou em 25 dos 37 jogos oficiais, numa época marcada por mudanças de treinador, incluindo Leonardo Jardim, que trocou o Al Ain pelo Cruzeiro. No entanto, o clube ocupa atualmente o quinto lugar no campeonato, distante dos objetivos iniciais.
Os responsáveis do Al Ain planeiam explorar a janela de transferência do verão para reformular o plantel e apostar em nomes fortes para reforçar todos os setores da equipa, incluindo a defesa. A curto prazo, a finalidade é ter uma participação que dignifique o Al Ain no Mundial de Clubes. O empréstimo de Fábio Cardoso termina no final de junho, mas no caso das 32 equipas apuradas para a competição nos Estados Unidos há a possibilidade de renovar contrato para manter os jogadores durante o período em que decorre o Mundial de Clubes – a final está marcada para 13 de julho. O Al Ain terá outros planos e tem já vários centrais sinalizados para chegar à prova mais sólido.
Perante este quadro, Fábio Cardoso terá de voltar à base, já que tem mais um ano de contrato com os dragões. Apesar do seu historial nos azuis e brancos, as possibilidades de permanecer no FC Porto são muito reduzidas. O central foi contratado ao Santa Clara em julho de 2021 e fez um total de 78 jogos, com quatro golos marcados e duas assistências, vencendo um campeonato, três Taças de Portugal e uma Taça da Liga com a camisola azul e branca.
Fábio Cardoso é um dos oito jogadores que se encontram cedidos pelos portistas a outros clubes. Francisco Conceição (Juventus), Romário Baró (Basileia), Wendel Silva (Santa Clara), Fran Navarro (SC Braga), Iván Jaime (Valência), David Vinhas (Oliveira do Hospital) e Veron (Santos) são os restantes ativos que evoluem noutras latitudes. Destes, apenas Francisco Conceição e David Vinhas não têm cláusula de opção de compra incluída nos seus contratos de empréstimo.