Gostou do Artigo ? |
Este é um artigo de opinião, pessoal, e por isso sujeito a críticas e interpretações diferentes
Mehdi Taremi foi finalmente oficializado como jogador do FC Porto. O jogador vem do Rio Ave, onde fez uma época absolutamente fenomenal, com 21 golos em todas as competições. Convém lembrar que foi a época de estreia do avançado persa na Europa, o que ainda torna o feito ainda mais louvável.
Sobre o valor do negócio, não há números oficiais, mas estima-se que terá custado um valor de 6M€ (desconhece-se se com o passe de André Pereira envolvido, se 5M€ + André Pereira),
Mas afinal o que tem de especial o avançado iraniano para estar na agenda dos 3 grandes cá do burgo?
O que pode acrescentar ao jogo do campeão nacional? Como pode encaixar no esquema de Conceição?
São tudo questões que responderei abaixo. Ressalvo mais uma vez que esta é apenas a minha opinião e que podem haver opiniões diversas.
Taremi é um avançado moderno e que encaixa bem em mais do que um sistema tático. É um avançado completo, habituado ao campeonato português e com excelente relação qualidade-preço. Além disso, é uma figura nas redes sociais, e a sua contratação também pode ser usada – sendo que, na minha ótica, nunca pode ser primeiro pressuposto – como jogada de marketing. Essas para mim são as principais razões para Taremi ter figurado na agenda de FC Porto, Benfica e Sporting. Depois, coube ao avançado decidir, e este, com naturalidade, escolheu o campeão nacional.
Sobre o estilo de jogo de Conceição e o que Taremi poderá acrescentar, devo dizer que já minha ótica encaixa como uma luva, embora veja em Taremi características para ser Ponta de Lança solitário, como o FC Porto jogou nos últimos jogos da última época.. A forma como Taremi poderá encaixar no puzzle azul e branca depende de…Marega! Isso mesmo, a permanência ou não do maliano no clube azul e branco será, a meu ver, fulcral para percebermos quais as características do jogo de Mehdi vão ser mais exploradas. Se Marega ficar é pouco crível – tal o “amor” que Conceição tem pelo “trator” maliano – que vá para o banco, por isso Taremi jogará mais como jogador referência, onde acho que é…mais forte.
Taremi tem algo que os avançados do Porto não têm: classe, boa relação com a bola e ..frieza em frente à baliza. O jogador é de igual forma forte no jogo de costas para a baliza, fazendo de referência para os colegas tabelarem ou segurando a bola para possibilitar a subida dos colegas (nisto Tiquinho é fortíssimo, não é a toa que Marche o procura sempre), ou então no ataque à profundidade, característica que Conceição tanto admira. Gosto muito ainda de Taremi nas suas receções orientadas e na finta curta desconcertante que tem (quem não se lembra do golo do iraniano no Dragão?). É sagaz e cínico em frente à baliza, algo que nos tem faltado. Para finalizar a análise, considero-o também um Ponta de Lança com grande intuição (aspeto fundamental para se ter sucesso nesta posição) e ainda um jogador com uma tomada de decisão acima da média e que define (quase) sempre bem os lances. Tem 100% eficácia na marcação de grandes penalidades, algo que o FC Porto tem pecado (às vezes de forma trágica) nos últimos anos. No aspeto defensivo, é o primeiro homem a defender como Conceição tanto exige, é aguerrido e extremamente atento a erros de adversários (ver golo abaixo)
Obviamente também tem pontos fracos: jogo de cabeça é um deles. Não é muito rápido, mas compensa isso com a velocidade de pensamento e a inteligência de movimentos.
Outra das questões que tenho é: como reagirá a jogar numa equipa que tem de ganhar SEMPRE? Viverá bem com essa pressão? O avançado iraniano falou que já jogou em clubes com milhões de adeptos, mas aqui não se trata (apenas) da massa adepta, mas sim de um clube com exigência máxima e tolerância 0!!!
Acredito que serás capaz de dar conta do recado e surpreenderes os mais céticos!! Eu tenho muita fé em ti 🙏
Boa sorte Mehdi! O teu sucesso será o nosso 💙
Gostou do Artigo ? |