O mercado de transferências finalmente terminou, com um último dia particularmente LOUCO para as nossas cores.
Acalmada a azáfama do mercado, é tempo de olhar para dentro e para as … renovações.
São muitos os jogadores que vão entrar no último ano de contrato – e só não são mais porque Alex Telles saiu – e a prioridade de renovar não é igual em todos, nem tão pouco o mercado que esses mesmo jogadores têm. Vamos por partes.
Mbaye, Pepe, Sérgio Oliveira, Otávio e Marega vão entrar no último ano de contrato.
Mbaye lesionou-se gravemente e é caso de estudo – o FC Porto não tem o hábito de deixar cair os jogadores nestes momentos, mas o guarda-redes foi muito pouco utilizado e não haverá grande futuro para ele no Dragão. Pepe é um símbolo da casa, mas já tem 37 anos, não há pressa na sua renovação, muito me espantaria se não acabasse cá a carreira. Agora começam a chegar os casos mais complicados, por ordem crescente.
Sérgio Oliveira é dos menos bem pagos e está cada vez mais influente. O FC Porto quer renovar contrato, mas o médio quer ver as suas condições salariais irem de encontro ao papel que tem na equipa e … tem mercado.
Otávio também tem mercado e é um jogador fundamental na manobra do FC Porto, quer ofensiva, quer defensiva. Não será fácil a sua renovação se os dragões não estiverem dispostos a abrir “cordões à bolsa”.
Marega é claramente o caso mais complicado. O maliano já é um dos que recebe mais e será provavelmente o jogador fundamental para Sérgio Conceição – ao ponto do treinador VETAR a sua transferência neste mercado – e tem imenso mercado. A SAD do FC Porto vai propor renovação de contrato, mas não poderá entrar em loucuras e a Premier League está à espreita…
Muito trabalho terá a SAD nas próximas semanas. A partir de janeiro, qualquer um destes 5 jogadores poderá assinar um pré-contrato com qualquer clube…