Portistas Oficial

Diogo Costa não merecia – Destaques do jogo (positivos e negativos) e notas individuais

Houve muitos jogadores do FC Porto abaixo do nível esperado e outros abaixo do nível mínimo para se jogar num clube tão grande como o FC Porto.

Diogo Coista não merecia este desfecho e Danilo esteve demasiado sozinho no meio campo para suster a fortíssima reação do Braga na segunda parte. Notou-se ainda a falta que Mbemba faz atuakmente nesta equipa. Nota ainda para o facto dos jogadores do FC Porto não terem possibilitado que Meixedo se sagrasse oficialmente campeão nacional, com a péssima 2ª parte realizada, Ele merecia!

Os destaques de jogo, positivos e negativos, aparecem mais abaixo.

Diogo Costa (8)

Sem qualquer culpa nos golos sofridos, evitou mais 3 golos, um deles  numa defesa ESTRONDOSA ao isolado Horta. No primeiro golo foi traído por Zé Luís, num lance em que Diogo estava no alcance da bola, e não tinha qualquer hipótese no segundo golo. Evitou um golo de Paulinho, um segundo de Fransérgio, numa saída rápida e corajosa aos pés do médio bracarense e super defesa quando Ricardo Horta estava completamente isolado, ao minuto 73′. Bem também nos lances de bola parada, a sair com segurança, tendo “punhado” a bola na maior parte das vezes. Não merecia isto! Merece jogar na final!

Manafá (5)

Manafá teve bem na primeira parte. Bem defensivamente, teve solto e contribuiu para a (boa) dinâmica ofensiva da equipa na 1ª parte. Na segunda parte, desceu muito o nível (não foi bem ajudado por Fábio Vieira, que entretanto foi para médio esquerdo), e não fechou bem também o espaço interior.

Pepe (6)

Foi o melhor dos centrais. No entanto, também não teve exemplar. Perdeu algumas bolas de cabeça para Paulinho, e reparte culpas com Manafá no lance que podia ter dado o 3-1 para o Braga, que culminou na grande defesa da noite por parte de Diogo Costa.

Alex Telles (6)

Esteve normal, consistente. Ainda assim, tal como toda a equipa, também desceu o nível na segunda parte. Perto do fim, foi ultrapassado com demasiada facilidade pelo craque Trincáo.

Uribe (7)

Até ao momento da substituição precoce, estava a ser um dos melhores. Entrou muito bem no jogo, com muita dinâmica e fazendo um golo como se exige a um médio goleador (como já demonstrou no México) e num jogador à Porto. Entrou com tudo, com grande agressividade ofensiva e foi feliz, para segundos depois…ser infeliz ! Que a lesão não seja grave e esteja pronto para sábado, Faz falta!

Otávio (6)

Eu sou um admirador das características de Otávio, mas hoje o baixinho baixou muito o nível na segunda parte. Acusando em demasia o cansaço acumulado, Otávio não conseguiu ajudar Danilo a estancar o ataque do Braga. Na primeira parte teve muito bem, iniciando com classe o golo do FC Porto. No entanto, também teve uma perdida de bola, num lugar que não pode fintar, que podia ter levado muito perigo à nossa baliza.

Diaz (7)

Tal como o compatriota Uribe, o colombiano estava a ser um dos melhores em campo até sair. Muito bem na manobra ofensiva da equipa, esteve sempre bem na tomada de decisáo e ainda teve um comprometimento defensivo exemplar. Continua assim Diaz.

Corona (6)

O mexicano só não tem uma nota inferior porque assistiu Uribe para o nosso único golo no jogo. Tecatito esteve quase sempre ausente do jogo, sem pedir bola e muitas vezes a perdê-lano 1×1. Corona desceu muito o nível nos últimos 2 jogos e é importante que a recupere RÁPIDO. Precisamos do melhor Corona a 1 de Agosto.

Tiquinho (6)

Um jogo muito lutador e de poucas oportunidades para faturar. Tiquinho tinha bisado no último jogo e teve a recompensa com a titularidade. Não teve mal, mas tem de fazer mais. Na única (meia) oportunidade de que dispôs não tocou bem na bola. Saiu ao intervalo por, segundo Sérgio Conceição, fadiga muscular. Só não tem nota 5 pelo esforço e garra demonstrados.

Sérgio Oliveira (6)

Sérgio Oliveira tinha aparentemente a época perdida. Surpreendentemente entrou nos convocados para a Pedreira e o intuito de Conceição era dar-lhe 20/30 minutos para lhe dar ritmo de jogo para o grande jogo. No entanto, o destino fez Sérgio Oliveira jogar praticamente 90 minutos, ao entrar no jogo muito cedo, para o lugar do lesionado Uribe. Na primeira parte teve muito bem, com recuperações de bola, com um jogo simples a contribuir para a boa dinâmica da equipa e com um trabalho na sombra a suster o ataque do Braga. Na segunda, parece-me que acusou a falta de ritmo de jogo e desceu de nível, não conseguindo acompanhar Danilo, nem saindo com tanto critério para o ataque.

João Mário (5)

Entrou numa fase complicada do jogo para ele. A sua arma mais forte é a velocidade e jogar em contra-ataque. Quando entrou, o Braga já estava a ganhar, pelo que já tinha a linha defensiva baixa, logo João não teve grandes oportunidades. Ainda assim mostrou comprometimento defensivo e boa atitude.

Fábio Silva (6)

Não teve qualquer lance relevante. Mas entrou com vontade nos pouquíssimos minutos que teve. É capaz de ter corrido mais em 5 minutos (mais descontos) que Zé Luís em 45′. Pela vontade e garra, nota 6.

Destaques do jogo (+)

Diogo Costa (8)

Sem qualquer culpa nos golos sofridos, evitou mais 3 golos, um deles  numa defesa ESTRONDOSA ao isolado Horta. No primeiro golo foi traído por Zé Luís, num lance em que Diogo estava no alcance da bola, e não tinha qualquer hipótese no segundo golo. Evitou um golo de Paulinho, um segundo de Fransérgio, numa saída rápida e corajosa aos pés do médio bracarense e super defesa quando Ricardo Horta estava completamente isolado, ao minuto 73′. Bem também nos lances de bola parada, a sair com segurança, tendo “punhado” a bola na maior parte das vezes. Não merecia isto! Merece jogar na final!

Danilo (7)

Danilo está claramente a voltar ao seu melhor. Foi, para mim, o melhor do Porto, na primeira parte. Muito bem no processo defensivo, limpou o meio campo e ainda construiu, com critério, jogo ofensivo. Na 2ª parte diminuiu o seu nível, em grande parte porque não conseguiu ser tão ajudado por Otávio e Sérgio Oliveira. Diaz também equilibrou mais a equipa defensivamente que Fábio Vieira.

Destaques do jogo (-)

Diogo Leite (4)

Leite não anda bem. Não sei se é as notícias do mercado ou não a mexer na cabeça, mas Diogo Leite tem estada claramente mal. Imensos passes falhados (naquilo que eu via como um dos seus fortes), bolas perdidas de cabeça, pouca agressividade, perdeu em velocidade para Paulinho, num lance em que estava a ocupar o lugar de Pepe e que acabou com mais uma grande defesa de Paulinho.. Para além de tudo isso podia ter sido expulso num lance completamente imatura e escusado! A forma (tão fácil) como Trincão passou por ele no lance em que viu amarelo é sintomático do seu mau jogo! Acho que vai sair no fim da época e, honestamente, se for um negócio acima de 20M€ é deixá-lo ir.

Fábio Vieira (4)

Fábio entrou novamente muito mal no jogo. Não conseguiu ligar jogo, não conseguiu fechar o flanco, nem conseguiu fechar o jogo interior. Ofensivamente, teve medo de pedir bola e quando a teve soltava sempre simples, para trás ou para o lado. Não é isso que se pede a Fábio. Pede-se arrogância ofensiva e jogo de equipa. Das poucas que arriscou o 1×1 perdeu quase sempre a bola. É preciso descer rápido à terra miúdo! Se Diaz não puder jogar, muito provavelmente vais ser titular, por isso humildade e foco ! Estás a jogar no FC Porto, onde muitos colegas teus sempre sonharam jogar ! É DAR TUDO!

Zé Luís (1)

Zé Luís não quer jogar no FC Porto. E quem não quer jogar no FC Porto só tem uma saída: RUA !

Incrível a falta de empenho e de agressividade no bom sentido que coloca em todas as bolas que disputa. A forma como não defende, nem ajuda a sua equipa também é gritante. Tinha características para muito mais, mas está jogar completamente contrariado, por isso XAU E ADEUS !

Portistas, se me permitem, como amAnte de futebol, gostaria apenas de deixar a nota de rodapé sobre um jogador que, para mim, foi o homem do jogo.

Não pertence (infelizmente) ao FC Porto, mas é um enorme jogador ! Trincão é um craque! Fez a cabeça em água a Leite, Telles, Otávio e outros e teve pormenores de imensa classe, É um jogador claramente acima da média e vou torcer muito para que dè certo no Barça Receio ser demasiado cedo para ele e que seja um salto muito grande, mas Trincão tem caráter e personalidade e pode surpreender, se tiver – como acho que vai ter – possibilidade de fazer a pré-época ao lado de Léo Messi e companhia. Boa Sorte Craque! E pensar que este jogador treinou no FC Porto e não o quiseran,,,,

Bem, Porto, este jogo já passou, e que sirva de lição.

Há um jogo para ganhar no dia 1 Agosto ! E não há desculpas!

A taça já nos foge há demasiado tempo e TEM de ser nossa!

FORÇA MEU PORTO !

Deixe o seu comentário:
Exit mobile version