A Direção Geral de Saúde, em conjunto com a Administração Regional de Saúde do Norte, vai decidir a utilização ou não de Uribe e Diaz no clássico.
Os dois jogadores encontram-se em isolamento profilático depois de terem estado em contacto com uma pessoa com Covid-19. A pessoa em causa é um familiar próximo de Uribe e contacto fez-se na quinta-feira, dia 1 de outubro. Os jogadores testaram negativo nos testes à COVID antes do jogo com o Marítimo, mas mal se soube desse contacto, o FC Porto e a Federação colombiana ativaram de imediato o protocolo: A Federação colombiana retirou-os da convocatória, enquanto que o FC Porto deu treinos personalizados a cada um dos jogadores para poderem fazer o isolamento profilático em casa, com a maior das seguranças, mas sem perder ritmo.
Os 15 dias necessários terminam dia 16 e tudo leva em crer que a DGS autorizará a permanência de ambos no clássico. Recordar que o FC Porto já teve um caso de COVID-19 no plantel, com o ex-avançado cabo verdiano Zé Luís. O comportamento irrepreensível que os dragões tiveram nesse caso, assim como têm tido desde o inicio da pandemia (no período de confinamento e no pós-retoma) também deverão ser tidos em linha de conta peça DGS.
Uribe e Díaz deverão estar assim à disposição de Sérgio Conceição.