A EHF já tomou uma decisão sobre o futuro do FC Porto.
Depois dos dragões não terem comparecido ao jogo com o FC Porto com o Meshkov Brest, a equipa bielorrussa chegou a avançar que o FC Porto ia desistir da Champions, mas afinal isso não corresponde à verdade.
A EHF aceitou as razões do FC Porto para a não comparência do jogo na Bielorrússia, considerando uma razão de “natureza excecional” e não aplicará quaisquer sanções ao FC Porto (como o eventual afastamento da prova).
No entanto, e como o Meskhov Brest, adversário em causa, também não teve culpa do que aconteceu ao nosso malogrado Quintana, a Federação Europeia de Andebol atribui derrota por 10-0 ao FC Porto que, recorde-se, já estava apurada para a próxima fase de andebol, em virtude do reajuste da competição devido à pandemia COVID-19.
“O departamento jurídico da EHF reconhece a incapacidade do FC Porto para disputar a partida, por um motivo que estava fora do seu controlo que foi imprevisível. E por isso, não atribui a culpa ao clube por não ter jogado, contudo é necessário um resultado para o jogo e que o Meshkov Brest não deve ser prejudicado por esta situação”.
The Court of Handball has taken a decision regarding the assessment of the match @meshkovbrest vs @FCPorto which could not be played on the 24th of February 2021.https://t.co/RZ1M04fabn
— European Handball Federation (@EHF_Activities) March 2, 2021
O FC Porto tem amanhã o último jogo da fase de grupos e já sabe que no máximo fica no 5º lugar do grupo, depois desta derrota na secretaria. Para isso, “basta” ganhar ao Elverum, naquele que será o primeiro jogo após a morte de Quintana.