Disputou-se hoje o jogo 1 da Final do Campeonato de Basquetebol.
O jogo entre Sporting e FC Porto foi disputado em Lisboa, com a vitória a sorrir à equipa da casa. Ainda assim, é importante salientar que o momento decisivo da final nasce de um erro incrível de arbitragem. Paulo Miguel Castro, habitual comentador do Porto Canal, lançou mesmo a questão com um vídeo partilhado nas redes sociais:
O FC Porto perdeu nesta sexta-feira frente ao Sporting (74-72), no Pavilhão João Rocha, em Lisboa, no primeiro jogo da final dos Playoffs da Liga Portuguesa de Basquetebol, disputada à melhor de cinco.
A primeira parte do primeiro clássico da série esteve muito longe de ser um grande espetáculo de basquetebol, muito por culpa das defesas e da pouca eficácia no capítulo do lançamento. Neste particular, os lisboetas foram mais certeiros na etapa inicial e terminaram o primeiro quarto na frente (17-14), construindo uma vantagem que cresceu no caminho para o intervalo (35-26).
O descanso fez bem ao FC Porto, que no terceiro quarto aplicou um parcial de 24-11, entrando nos derradeiros dez minutos a vencer por 50-46. O último quarto foi verdadeiramente eletrizante e o marcador mostrava um empate a 72 com apenas 35 segundos para jogar. A menos de um segundo de soar a buzina, Fernando Rocha assinalou uma falta muito discutível de Jalen Riley sobre Micah Downs em ato de lançamento e o extremo norte-americano concretizou dois dos três lances livres, fazendo o 74-72 final.
FONTE: FC Porto