O FC Porto teve hoje uma ENORME vitória à Porto, NA RAÇA, frente ao Sporting depois de primeiros 5 minutos do último quarto COMPLETAMENTE HORRÍVEIS! O jogo demorou … 2 horas e meia, e teve que ir a prolongamento, num grande espetáculo de basquetebol.
Dragões e Leões tiveram um jogo muito equilibrado e com vantagens repartidas. Os primeiros 2 quartos foram muito equilibrados, com o FC Porto a ganhar o primeiro e o Sporting a ganhar o segundo e a chegar ao intervalo em vantagem por 35-41. O terceiro quarto foi de domínio azul e branco mas o quarto quarto começou de forma HORRÍVEL, com o Sporting a conseguir um parcial de 10-0! O FC Porto conseguiu uma recuperação soberba e levou o jogo para prolongamento, empatando a 24s. No último lance do tempo regulamentar, a bola esteve no aro do cesto do Sporting mas não caiu e o jogo foi para prolongamento. Aí, o FC Porto foi mais forte e venceu por 81-78. Larry Gordon foi a figura do encontro, com 30 pontos!
Para se ter real noção da recuperação do FC Porto no tempo regulamentar, o Sporting vencia por 8…a 2 minutos do fim! VITÓRIA NA RAÇA E À PORTO!
Com este resultado, o FC Porto igualou a confiança no topo da classificação com 38 pontos. Imortal (37), Benfica (36) e Oliveirense (36) encontram-se na perseguição aos líderes.
No final do jogo, Moncho falou em equilíbrio e lembrou o cesto que não entrou nos últimos segundos e levou o jogo a prolongamento:
“Foi um jogo, como todos os jogados contra o Sporting, muito equilibrado. Costumamos ser muito fortes no terceiro período, normalmente conseguimos fazer resultar algumas coisas, entramos com muito boa mentalidade, hoje não foi exceção. Infelizmente, tivemos alguns turnovers desnecessários que permitiram ao Sporting fugir no marcador, fomos ao prolongamento, apesar de termos a última posse, podíamos ter evitado o prolongamento. No prolongamento, estivemos muito bem, a equipa teve sempre uma boa resposta aos turnovers, defendemos muito melhor, durante todo o jogo tivemos problemas nos ressaltos, mas no prolongamento melhoramos. Creio que tens de ganhar, não chega ter confiança e ambição, há que construir a vitória com elementos mais objetivos, perante um adversário competente. Fomos encontrando elementos objetivos para a vitória, castigaram-nos no ressalto, mas fomos fortes no ressalto ofensivo, tivemos muita versatilidade, o Larry Gordon esteve muito bem a lançar de três e a conseguir outras vantagens. Vencemos com muita dificuldade, qualquer um podia ter ganho, quando juntas as vitórias à motivação e à fé, as coisas correm melhor”
FICHA DE JOGO
FC PORTO-SPORTING, 81-78
Liga Portuguesa de Basquetebol, 21.ª jornada
7 de março de 2021
Dragão Arena, Porto
Árbitros: Fernando Rocha, Carlos Santos e Sónia Teixeira
FC PORTO: Jalen Riley (19), Brad Tinsley (5), Miguel Queiroz (2), Tanner McGrew (8) e Larry Gordon (30)
Suplentes: João Torrie, Vladyslav Voytso (5), Francisco Amarante, Pedro Pinto, João Soares (2), Ricardo Neves e Eric Anderson Jr (10)
Treinador: Moncho López
SPORTING: Shakir Smith (6), James Ellisor (21), João Fernandes (11), Travante Williams (13) e John Fields (7)
Suplentes: Francisco Amiel, Jorge Embaló, Diogo Ventura (7), Cláudio Fonseca (2), Diogo Araújo, Pedro Catarino (5) e Micah Downs (6)
Treinador: Luís Magalhães
Ao intervalo: 35-41
Parciais: 18-17, 17-24, 22-9, 14-21, 10-7