Shoya Nakajima foi reintegrado no grupo após se ter recusado a treinar com a equipa na retoma das competições, e numa fase crucial das competições (campeonato e taça).
Já muito se falou sobre Nakajima, sobre o respeito que Conceição teve pelo Japonês em agosto passado, e sobre a não retribuição do craque nipónico ao FC Porto e ao grupo de trabalho, mas agora tudo parece ultrapassado. Depois de ter tido o perdão de Pinto da Costa, também o recebeu de Conceição e do grupo de trabalho. No entanto, as feridas deixam marcas e o japonês terá de trabalhar o triplo para recuparar a confiança….
O FC Porto conquistou a dobradinha – acredito que tudo seria mais difícil para Shoya Nakajima se a última época não terminasse em sucesso – e já está a preparar a defesa dos títulos nacionais.
Nakajima veio rotulado de craque e trouxe grandes expetativas a todos os portistas – eu próprio reconheço que fiquei entusiasmadíssimo com a sua contratação – mas não conseguiu mostrar o seu futebol. Não é fácil trabalhar com alguém com a exigência de Sérgio Conceição, isso já todos sabemos, mas é aí que se vê os jogadores com caráter, ambição e resilientes, e Nakajima não o mostrou ser ! É certo que a tática de Conceição não favorece as suas características, mas foi fora de campo que Naka mais desiludiu.
Esperemos que agora esteja tudo DEFINITIVAMENTE ultrapassado e que Nakajima possa explodir. Se assim for será certamente “reforço” – e dos bons – para a nova época. Que tenha percebido o erro que cometeu, o clube em que está e a exigência que isso represente, e que não desperdice a oportunidade que poucos jogadores tiveram!
Theodoro Fonseca, amigo de longa data, garante que este será o seu ano. Lê abaixo as declarações do homem que trouxe Nakajima para Portugal.
- Reintegração de Nakajima
“Fico muito feliz pelo facto de ter sido reintegrado, pois isso significa que a magia do futebol está de volta. É um craque, um fora de série e agora terá de novo a possibilidade de o mostrar”.
- Erros de Nakajima
“O primeiro ano foi complicado, não há necessidade de o esconder. É um jovem de uma cultura muito diferente, que não foi 100 por cento profissional quando deveria ter sido. Essa é a verdade, já lhe disse isso, embora também perceba o seu lado humano, porque o conheço. Penso que se pode encarar este como o ano do Nakajima. Está em Portugal sozinho, por agora, e vai viver o FC Porto 24 horas por dia.”
- Reconhecimento que o FC Porto não gostou da atitude de Naka
“É preciso dizer que o treinador gosta dele. Mas não há que esconder que ficou agastado, assim como os colegas, pelo facto do Nakajima não ter treinado. Felizmente o Sérgio é uma pessoa séria, frontal e verdadeira, disse claramente como via a situação, tal como deve ser, e as coisas ultrapassaram-se. Ficou chateado, teve as suas razões, mas agora é tempo de olhar para a frente”
- Lado paternal de Theodoro sobre o craque nipónico
“Trato dele desde os 7 anos de idade. Viveu comigo e com o meu filho, que é o seu empresário. Então, como percebe, entendo-o como ninguém”.
Agora depende de ti Nakajima, retribuiu a confiança e o perdão de toda a estrutura do FC Porto e dá tudo por ti e pelos teus colegas! Estás no FC Porto, um clube diferente! Percebeste isso da maneira mais dolorosa, mas que tenha servido de lição! O futuro é teu!