Das ameaças à prática pode estar a um pequeno passo.
O FC Porto está seriamente a ponderar abandonar Basquetebol português depois do ESCÂNDALO que se verificou no jogo decisivo entre FC Porto e Sporting.
Na recente reunião de conselho superior do FC Porto, este tema foi alvo de abalis, mas a decisão final passará sempre pela direção e claro Pinto da Costa, que se mostrou particularmente agastado. O presidente ficou ainda pior depois de marcar presença numa recente reunião com o presidente da federação de basquetebol, ter exposto o caso e mostrando a sua preocupação, mas não encontrando do outro lado nenhuma vontade para investigar minuciosamente o que se passou.
Nesse sentido, os dragões já estão a preparar interpor uma ação formal de queixa junto do Conselho de Arbitragem, mas que poderá também dar entrada no Conselho de Disciplina, detalhando todos os lances onde fomos claramente prejudicados, com erros grosseiros (e alguns pareceram mesmo intencionais) e uma dualidade de critérios gritante ao longo dos jogos da final.
Neste momento, há duas possibilidades fortes em cima da mesa se o FC Porto desistir da modalidade: fecho total de portas da secção, ou então, uma solução mais moderada, que passa pela manutenção dos escalões de formação. O recuo do escalão sénior para a Proliga nem sequer está em análise.
A decisão final sairá esta semana e terá a responsabilidade de Pinto da Costa..