Gostou do Artigo ? |
Está feito!
Finalmente acabou a (longa) época 2019/2020 da LIGA NOS.
Foi um fim de semana de grandes emoções, uma vez que ainda estavam em disputa o pódio, os acessos à Liga Europa e a permanência. Só estavam definidos o primeiro e o segundo lugar. O primeiro lugar e campeão nacional português já pertencia ao FC Porto há 2 jornadas, e o 2º lugar, o Benfica, já o tinha assegurado precisamente na mesma semana em que o FC Porto se tinha sagrado CAMPEÃO NACIONAL!
Sobre a Liga Europa, a disputa começou no sábado as 19h15.
Famalicão jogava na Madeira e Rio Ave no Bessa. Ao Famalicão a vitória era suficiente para conseguir um apuramento histórico. Por outro lado, o Rio Ave precisava de ganhar no difícil terreno do Boavista e esperar um desaire do Famalicão (empate ou derrota).
Pois bem, balde de água fria enorme nos Barreiros para os famalicenses, quando o Marítimo faz o golo da vitória ao minuto 95 por Erivaldo, numa altura em que os forasteiros já tinham conseguido a proeza de virar o jogo a seu favor, com golos aos 87’ e 91’. Tristeza famalicense a contrastar com alegria dos homens dos Arcos. O Rio Ave venceu o Boavista, no Bessa, por 2-0, com bis do inevitável Taremi. Ainda não é desta que o Famalicão se estreia na Europa.
Faltava decidir o 3º/4º lugar, e esse começa-se a jogar às 21h15. Sporting na Luz e Braga, em casa, frente ao campeão FC Porto. Os bracarenses permitiam em desvantagem e só uma vitória frente aos dragões, e uma derrota do Sporting, permitia o acesso direto à fase de grupos da Liga Europa.
A noite até começou bem para o Sporting, pois logo ao minuto 6 Uribe abriu o ativo para os dragões. No entanto, pouco mais de 20 minutos depois, surgiu o primeiro aviso ao Sporting, com o golo inaugural do Benfica, por Seferovic. Entretanto na Pedreira, o resultado chegava ao intervalo à feição do Sporting: 1-0 para o FC Porto.
Mas, logo no início da 2ª parte, Ricardo Horta, num lance algo fortuito, empatava o jogo para o SC Braga. Nem 15 minutos passaram, e o Braga já tinha virado o jogo, por intermédio de Fransérgio. Alarme em Alvalade. No entanto, 5 minutos depois do golo do Braga, Sporar sossegava o coração dos sportinguistas com o golo do empate.
No entanto, já ao cair do pano, corria o minuto 88’ quando Vinícius introduziu a bola na baliza de Max. O lancei foi inicialmente invalidado por fora de jogo, mas (bem) corrigido pelo VAR. Golo do Benfica e Sporting virtualmente fora do pódio. Os leões começaram a jogar em 2 tabuleiros: ora tentando empatar, ora esperando ouvir um golo na Pedreira para o FC Porto. Nada disso aconteceu e, portanto, vai o Braga à fase de grupos e o Sporting fica no 4º lugar. Ironia das ironias, Ruben Amorim, que quando assinou pelo Sporting deixou o Braga na 3ª posição, entretanto passou o ex-clube e deixou-se ultrapassar na curva final da meta.
No domingo, foi a vez de se lutar pela permanência na Primeira Liga de Futebol em Portugal.
Jogava-se a permanência em 3 campos: Bonfim (Setúbal), Portimão (Portimonense) e Moreira de Cónegos (Moreirense). Estas 3 equipas recebiam o BSAD, o já despromovido Desportivo das Aves, e o Tondela, respetivamente.
As contas eram fáceis de se fazer e o único que não dependia de si era o Portimonense, que recebia o Desportivo das Aves, numa semana particularmente difícil para os homens do concelho de Santo Tirso.
O Portimonense fez a sua parte, vencendo por 2-0 o Aves, mas Tondela e Belenenses também venceram. O Tondela acabou por ser mesmo o resultado mais surpreendente do dia, ao vencer no difícil terreno do Moreirense, por 1-2, quando até o empate lhe chegava para completar na principal ligar de Portugal para o ano. O Setúbal precisava “apenas” de ganhar para continuar entre os grandes, após ter feito um resultado histórico na semana passada, ao empatar em 0 em Alvalade, com uma estratégia superdefensiva, mas que resultou em pleno. Pois bem, quer o Setúbal e o Tondela ganharam, pelo que a fava calhou ao Portimonense. Certamente uma das vitórias mais tristes da história do clube de Portimão e incerteza quanto ao futuro da carreira do grande Ponta-de-lança colombiano Cha Cha Cha, Jackson Martinez.
Fechou-se a cortina da Liga Nos e agora abre-se a última cortina do ano: é já no dia 1 de agosto, que FC Porto e Benfica medem forças em Coimbra, numa final de taça de Portugal, pela primeira vez na história, sem público. É o futebol de agora e todos temos de nos adaptar.
Que seja um grande jogo e que vença o melhor e, claro, que seja o nosso FC PORTO!
Ficam então assim as contas dos apurados para a Europa de 20/21 e dos despromovidos.
1.º – FC Porto – Apurado diretamente para a fase de grupos da Liga dos Campeões;
2.ª – Benfica – Disputará a terceira pré-eliminatória e o play-off da Liga dos Campeões;
3.º – Braga – Apurado diretamente para a fase de grupos da Liga Europa;
4.º – Sporting – Disputará a terceira pré-eliminatória e o play-off da Liga Europa;
5.º – Rio Ave – Disputará a segunda e terceira (se se qualificar) pré-eliminatórias e o play-off da Liga Europa.
De referir que as pré-eliminatórias da Champions serão disputadas numa única mão, mas os play-off já serão jogados em duas mãos. O mesmo não acontece com os play-off da Liga Europa, que serão também decididos numa única partida.
Despromovidos
17.º – Portimonense
18.º – Desportivo das Aves
Por fim, informar que o melhor marcador da Liga Nos foi Vinícius, em igualdade com Taremi e Pizzi, mas com menos minutos do jogo, e que o assistente Liga Nos foi Pizzi, ambos do segundo classificado Benfica.
Gostou do Artigo ? |