Portistas Oficial

Jorge Costa aprova Ruben Semedo

Jorge Costa, figura incontornável da história do FC Porto, falou ao jornal OJOGO sobre a possível contratação de Ruben Semedo.

O internacional português ainda reune muitas dúvidas por parte do Mar Azul, mas ZERO para Jorge Costa.

O “bicho” garante mesmo que o FC Porto é o clube ideal para ele e para se reerguer no futebol, aliado a um treinador exigente como Sérgio Conceição. A nível futebolístico, o antigo capitão do FC Porto, acredita que a compleição física de Ruben Semedo é uma mais valia, sobretudo nas bolas paradas defensivas e ofensivas. Além disso, a boa saída de bola também é um ponto a favor de Ruben Semedo (segundo o site de estatísticas Wyscout, Rúben Semedo é o melhor entre todos os centrais do FC Porto nesse capítulo. Ver também interessantes infografias do jornal OJOGO no fim deste artigo).

O facto de “ainda” ter 27 amos – um central atinge o auge na carreira por volta dos 30 – e poder crescer ao lado de Pepe é mais um ponto a favor, eles que até já fizeram dupla na seleção nacional, frente à Espanha, em jogo amigável. Fica com algumas das frases mais fortes do “Bicho”.

Dragão e Sérgio Conceição podem ajudar Ruben

“Ruben Semedo pode encontrar no Dragão o enquadramento ideal”

“Não há que ter qualquer receio de contratar Ruben Semedo”.

“O que já aconteceu com casos do passado no FC Porto e a forma como clube e cultura da cidade recebem as pessoas dão tranquilidade. O Rúben teve alguns problemas extra-futebol, não há que esconder. Mas se há clube no Mundo em que pode dedicar-se única e exclusivamente à profissão, a jogar de forma tranquila, é o FC Porto”.

“O Sérgio, por si só, tem essa capacidade, mas há todo um contexto ideal, que vai do treinador à Direção, passando pelos adeptos e pela cidade. Parece-me, até, que o próprio Rúben estará à procura de algo mais tranquilo, com essas características”.

Mais-valias de Rúben para o FC Porto

Será uma mais-valia [qualidade de passe na saída de bola]. Nós, treinadores, procuramos algo extra pela forma de jogar das equipas que tentam construir a partir de trás. No Rio Ave, o Rúben mostrou a facilidade e qualidade que tem na saída de jogo, a juntar à eficácia nas bola paradas ofensivas e defensivas. Juntar a saída de bola a tudo o que é importante num central é ouro sobre azul”.

Qualidade existente no plantel, mas pode ser complementado com características diferentes de Rúben

“Quero frisar que o plantel está bem servido de centrais. Mas tem aqui a oportunidade de ter um jogador com características diferentes, com porte físico muito acima da média. Trata-se de um jogador com 27 anos, que, seguramente, tem mais cinco ou seis ao mais alto nível”

Ajuda de Pepe e mística de centrais no Dragão

“Dá-me todo o ar de poder vir a ser um líder. Vai ser ótimo para ele trabalhar com o Pepe, que lhe vai incutir e ensinar muita coisa. Ainda tem mui-
to para evoluir e espero que pense assim, é a única forma de se tornar melhor. [FC Porto] é um clube com uma tradição de centrais que poucos têm. Além de lhe poder passar a chamada mística do FC Porto, o Pepe ajudará o Rúben a crescer”.

Deixe o seu comentário:
Exit mobile version