Portistas Oficial

NÃO É APENAS UM JOGO: É GANHAR, GANHAR OU GANHAR!

Logo à noite teremos no Dragão o primeiro GRANDE CLÁSSICO de 2021, o primeiro grande jogo de 2021 para o FC Porto. Mas um FC Porto – Benfica será apenas um jogo? NÃO!

Não, na minha opinião, hoje não é “apenas” mais um jogo. É uma luta contra o centralismo, contra o poder instalado no Sul, contra a corrupção, contra todos os valores que NÃO aceitamos no Reino do Dragão. É um jogo para “Morrer em campo” e em que só a vitória interessa, como tão bem frisou o nosso departamento de marketing!

Pela primeira vez nesta rubrica, vou lançar 5 onzes. O que eu escolheria (se Fábio Vieira tiver em perfeitas condições), o meu segundo 11 (caso Fábio Vieira não esteja a 100%), o que eu acho que Sérgio Conceição vai escolher (tinha mais certezas antes da lesão de Otávio), o que Sérgio Conceição pode estar a preparar de diferente para este jogo, e o que a imprensa desportiva diz que vai ser o nosso 11. Para cada um, darei uma breve explicação.

Este seria a minha escolha para o 11, caso Fábio Viera esteja a 100%. Não inventava na defesa, nem no meio campo e colocava Fábio como “surpresa” no lugar de Díaz. Acho que o colombiano pode dar (ainda) mais vindo do banco e ganhamos mais algum equilíbrio. É fundamental ganhar o meio campo, foi aí que teve a vitória na supertaça. Na frente, hesitei MUITOOOO entre Marega e Evanilson, mas Marega é importante para “prender” Grimaldo…

Se Fábio Vieira não for opção, colocaria Grujic como tampão no meio campo e subiria Sérgio Oliveira para fazer pressão à saída de bola do Benfica.

Este é o 11 que acho que Conceição pode usar, até mesmo pelas suas palavras na conferência de imprensa, em que deixou no ar a possibilidade de usar um central no lado direito da defesa, e Mbemba tem algumas rotinas aí, Desta forma poderíamos deixar Corona mais livre e, assim, evitar que tivesse de recuar tanto, até porque não se encontra nas melhores condições físicas. Marega teria papel de segundo avançado e extremo, e quando o maliano tivesse mais junto da área, Uribe ou Sérgio Oliveira fechariam o lado direito. No lado esquerdo, Zaidu tinha via aberta para subir com Grujic a fazer as dobras, assim como Leite. Corona pisaria terrenos mais interiores.

Outra possibilidade (forte) que vejo que possa acontecer é usar o 3-5-2 que correu bem na Champions. Foi um contexto completamente diferente e a equipa teria de ser muito mais ofensiva do que foi com o City, por exemplo. Neste caso, Nanú, que tem menos rotinas com a equipa, veria o posto de ala direito ser ocupado por Corona e Marega teria papel fundamental em apoiar Corona. Do outro lado Diaz jogaria em terrenos híbridos – interior/ala e teria de ajudar Zaidu, para não descompensar a equipa.

Este é o 11 que a imprensa dá como provável. Também não desgosto, embora o ache um pouco ofensivo. No entanto, tudo dependerá da forma como os dragões se colocarem em campo e da entreajuda – aspeto fundamental – entre todos!

Hoje é para “comer a relva” e podemos ter um destes 3 resultados: Ganhar, Ganhar ou … GANHAR!

Deixe o seu comentário:
Exit mobile version