Gostou do Artigo ? |
O FC Porto venceu ontem o Moreirense em casa por 3-0, num jogo que teve tanto de felicidade, como de justiça. Felicidade pela forma como chegamos ao segundo golo e golo da tranquilidade e justiça pelo grande caudal ofensivo que tivemos e uma bola à barra (já que a outra não contou golo, também não conta ao poste). Vamos à pontuação individual e destaques do jogo.
Pontuação individual (0-10)
Marche (7)
Manafá (7+)
Mbemba (7+)
Leite (7)
Zaidu (5)
Uribe (7)
Sérgio Oliveira (8+)
Corona (8-)
Diaz (6-)
Marega (4)
Taremi (8-)
Toni Martínez (7+)
Fábio Vieira (7)
João Mário (6)
Evanilson (7+)
Baró (6)
Destaques positivos (+)
Sérgio Oliveira (8+) Jogador mais decisivo em campo. Não sei se foi o melhor, porque também teve alguns momentos de desnorte, com passes falhados, mas foi sem dúvida o farol da equipa. 1 assistência e um golo, e mais um passe de mestre para Taremi. Decisivo.
Taremi (8-)
Não teve dos jogos mais felizes no FC Porto, longe disso. Mas teve o mérito de nunca desistir. Na primeira parte falhou passes e receções, mas vinha para trás a correr, e muitas vezes recuperava a bola. Decidiu mal 3 vezes, primeiro frente a frente com Pasinato – mérito na desmarcação, mas podia fazer melhor. Depois mal quando é isolado por Diaz – tem de tentar baliza, e mal também quando servido por Diaz tentou imitar o golo de Guimarães, mas bem mais longe. Nunca desistiu e a inteligência com que se move aliado à capacidade de vir buscar jogo, facilidade na desmarcação faz com que seja sem dúvida um dos destaques positivos do jogo de ontem. Do jogo e do atual FC Porto. Imprescindível neste momento.
Corona (8-)
Ainda não foi desta que foi consistente do início ao fim do jogo. Ainda não foi desta que foi o Tecatito da época passada, mas está cada vez melhor. Parece ligeiramente pesado – deve ser só impressão, porque não me acredito que Conceição facilite – mas ontem já o vimos a aparecer mais em jogo, entre linhas e com um cruzamento açucarado para a cabeça de Taremi, para além do penalty sofrido. Está a subir de forma.
De todos os “7+” destaco Manafá. Não fez um jogo perfeito, mas não deu grandes possibilidades ao extremo esquerdo e aventurou-se algumas vezes no ataque, quer em incursões pelo meio, quer em chegadas à linha, situação que proporcionou o 2-0, prémio justo para a sua exibição. Decidiu quase sempre bem com a bola nos pés. A subir de forma depois de um período muito mau.
Destaques negativos (-)
Marega (4)
Claramente o pior em campo. Até vinha a rubricar exibições razoáveis e parecia que o entendimento com Taremi estava cada vez melhor, mas ontem teve um jogo para esquecer. Mal no passe, mal na receção, mal na condução, mal no remate. Podia ter sido feliz na primeira parte, mas Pasinato negou-lhe o golo com extraordinária defesa. Saiu sem surpresa.
Zaidu (5)
O lateral nigeriano parece estar a passar uma fase de algum deslumbramento, depois de grandes exibições no início da época. Voltou a repetir a exibição cinzenta que já tinha feito diante do Vitória, mas desta vez não tem a atenuante de ter Ricardo Quaresma pela frente. Falhou muitos passes e receções de bola, algumas aparentemente fácies. Também tem direito a maus jogos, depois se ter surpreendido todo o universo azul e branco pela positiva, mas tem que rapidamente “descer à terra”.
Diaz (6-)
Diaz não está aqui por ter jogado pessimamente. Não, não foi o caso. Mas a um jogador da sua (inegável) qualidade exige-se muito mais. Exige-se estar mais em jogo, ser mais proativo no 1vs1 e não tomar tão más decisões, como tomou ontem. Teve 2 ou 3 bons lances, mas a um craque como é Luís tem de se exigir muito mais!
Gostou do Artigo ? |