Pinto da Costa celebra hoje 86 anos de vida. O quarto de seis filhos de José Alexandrino Teixeira da Costa e de Maria Elisa Pinto nasceu na freguesia de Cedofeita a 28 de dezembro de 1937 e é presidente do FC Porto desde 17 de abril de 1982, eleito com 95 por cento dos votos.
Foi, portanto, há mais de 41 anos que se abriu um ciclo de conquistas que talvez nem o próprio antecipasse, olhando para o registo de títulos que o FC Porto tinha antes de assumir o comando: quatro Campeonatos de Portugal, sete nacionais, quatro Taças de Portugal e uma Supertaça Cândido de Oliveira.
A expressão dos títulos ganhos por Pinto da Costa, com a influência ideológica fundamental de José Maria Pedroto nos primeiros anos como dirigente e depois presidente, é esmagadora. Em 1982 ninguém podia imaginar que o atrevimento do projeto de emancipação dos azuis e brancos se traduzisse em sete troféus internacionais forjados por gerações extraordinárias de jogadores e treinadores, 23 campeonatos, 22 Supertaças, 15 Taças de Portugal e uma Taça da Liga. A 19.ª Taça de Portugal ganha em 2022/23, foi o 68.º troféu de Pinto da Costa.