Em mais um episódio da série “Ironias do Destino” – este sobre o ano 2010 – Pinto da Costa lembrou o caso dos túneis, da época 2009/2010, em que os dragões foram sobejamente prejudicados, com um castigo RIDÍCULO, insólito e abusador a Hulk de 17 jogos, para depois se assumir que só devia ter levado 3. Pinto da Costa lembra a “MAIOR VERGONHA DO FUTEBOL PORTUGUÊS” .
Correção a Estela Andrade quando a repórter do Porto Canal referiu que foi um “campeonato polémico
“Acho que está a ser muito simpática ao chamar a este acontecimento o mais polémico: foi o mais vergonhoso da história do futebol português, sem dúvida alguma. Uma montagem que houve para provocar uma zaragata, que depois deu um inquérito comandado pelo senhor Ricardo Costa e chegar à conclusão de que o Hulk foi castigado com três jogos depois de ter cumprido 17 de suspensão, porque eles não terminavam com o inquérito. Aquilo que hoje, justiça seja feita, é decidido na mesma semana, demorou o tempo suficiente para que o Hulk cumprisse 17 jogos e no fim verificarem que lhe deram o máximo que podiam que eram três jogos. Portanto, polémico, desculpe retificar, não é o termo. Vergonha. Esse senhor, mais os responsáveis da liga, mais o senhor doutor Hermínio Loureiro estão ligados à maior vergonha do futebol português”.
Como FC Porto lidou com o castigo a Hulk e Sapunaru
“Foi muito difícil lidar, porque nós sabíamos que o máximo de castigo que podia apanhar eram três jogos, só que como eles estavam a verificar e a ouvir mais esta testemunha e queriam ouvir mais aquele e protelaram tudo de maneira a que ele cumprisse mais 17 jogos para dar tempo que o Benfica fosse campeão. É um episódio negro, vergonhoso, até me custa estar a dizer o nome desses senhores, porque realmente é inaudito aquilo que eles fizeram.”