E a resposta ao 3º desafio do QUIZZ FC PORTO é … PENA !
Renivaldo Pereira de Jesus, conhecido por Pena no mundo do futebol, chegou ao nosso FC PORTO, vindo do Palmeiras, com a hercúlea tarefa de substituir e fazes esquecer SUPER MÁRIO JARDEL, melhor marcador do campeonato português nos últimos 4 anos, recém-transferido para o endinheirado Galatasaray, vencedor da então última edição da Taça UEFA. !
Pena foi contratado pelo FC Porto, mas muita gente se mostrou pessimista, principalmente aqueles que o conheciam no Brasil. “Ele não é como o Jardel e não vai marcar tantos golos”, foi uma das frases que se ouviram.
Mas Pena rapidamente calou os críticos ! Melhor do que as melhores expectativas (no Brasil não tinha fama de goleador), o pistoleiro (assim festejava os golos), desatou a marcar golos, alguns de belo efeito. Nos primeiros 4 jogos, já tinha 6 jogos e marcou ininterruptamente até à 11º jornada, detendo até hoje o número de jogos seguidos a marcar pelo FC PORTO, 9 ! Sintomático. Ao fim de 13 jogos com a nossa camisola tinha 14 golos. Ele que nem chegou para ser titular, e que beneficiou da lesão de Silvio Maric, na pré-eliminatória da Champions ante o Anderlecht.
Perdeu algum fulgor no resto da época, conseguindo ainda assim tornar-se no máximo goleador do campeonato português desse ano.
Se a primeira época foi de sonho, na segunda perdeu fulgor, tendo ainda algumas lesões pelo meio.
No ínicio da 3ª época, e para muita pena do próprio (segundo revelou há tempos), foi emprestado ao Estrasburgo de França, a pedido do próprio, e não participou na épica temporada da equipa liderada por José Mourinho.
“É uma mágoa que ainda tenho: não ter trabalhado mais tempo com o José Mourinho, que veio a tornar–se um dos melhores treinadores do mundo. Mas naquele início de época [2002/03] aconteceram vários episódios que me deixaram triste e optei por sair. Na pré-época lembro-me que marquei muitos golos… mas tinha uma pubalgia muito grave e andavam a dizer que eu só queria noitadas. Devo dizer que nessa altura até estive para ser chamado à seleção brasileira pelo Scolari. Mas a lesão estragou-me os planos”
Acabou a ligação contratual ao nosso clube em 2004, tendo sido contratado pelo SC Braga, após um ano de empréstimo aos minhotos. Pelos bracarenses, nos 2 anos, faturou 7 vezes em 26 jogos.
Recentemente, deixou estas palavras sobre a sua passagem pelo futebol português.
“Acho que deixei a minha marca no futebol português. Logo no meu primeiro ano no FC Porto fui o melhor marcador do campeonato português… e repare que tinha a responsabilidade de substituir o Mário Jardel [o brasileiro transferiu-se para o Galatasaray e tinha sido o melhor goleador em Portugal nos quatro anos anteriores]. Não era qualquer um que o substituía por tudo o que ele fez. Não tive dificuldades de adaptação e ainda hoje sou o jogador do clube que teve um melhor arranque [seis golos nos primeiros quatro jogos de campeonato]. Só por isso acho que mereço ser recordado. Não era qualquer um que chegava a um clube daquela dimensão e fazia o que eu fiz. O tempo não apaga a história”.
Vídeo com alguns dos momentos de Pena np FC PORTO e os melhores momentos da sua carreira. também ao serviço do Palmeiras.
Momentos de Pena com a nossa camisola (vídeo com alguns problemas a nível do som – os tempos eram outros e a qualidade dos vídeos também :p ).
https://www.youtube.com/watch?v=8Gj9hgM8Fgs
Melhores momentos da sua carreira