Teófilo Cubillas foi um dos melhores jogadores de SEMPRE do FC Porto.
À boleia do jogo da próxima semana frente ao Fabril do Barreiro, ex-CUF, voltamos o passado para lembrar o grande goleador peruano.
Em 1974, a 10 fevereiro (poucos meses antes de Portugal ser uma país “livre”) estreava-se Teófilo Cubillas, um dos jogadores mais virtuosos dessa geração, no mesmo estádio onde o FC Porto vai jogar no próximo dia 21 de novembro: o velhinho Estádio Alfredo da Silva.
Nesse jogo, o estádio encheu para ver Cubillas e o agora presidente do Fabril do Barreiro, Faustino Mestre, recordou o momento:
““As memórias que tenho desse jogo são
memórias de adolescente, mas lembro-me de que as pessoas foram ao estádio para ver não só o nosso clube, mas também a estreia do Cubillas. Foi um momento inesquecível. Nessa altura não havia tanto o culto da personalidade como agora, eram mais importantes os clubes, mas as pessoas estavam sempre atentas
aos craques, como era o caso do Cubillas. Eu não perdia um jogo e também estive na inauguração do estádio. Por isso, tem um significado especial, tantos anos depois, voltar a receber o FC Porto na nossa casa“.