Ontem tive conhecimento de uma declaração muito emotiva sobre o nosso técnico, que quero partilhar com todos vós.
Por favor vejam e reflitam !
Orgulho em ter o treinador que temos! Obrigado por seres quem és Sérgio!
POSTAL DO DIA
Não conheço Sérgio Conceição, mas a partir de hoje tem um amigo
1.
Sérgio Conceição recebeu há dois meses um telefonema de Paulo Futre. O antigo jogador tinha o objetivo de sensibilizar o treinador do FC. Porto para a situação de várias famílias de jogadores de futebol de divisões secundárias – os campeonatos tinham ficado suspensos e os clubes deixaram de poder pagar os ordenados.
Futre explicou isto a Sérgio e este respondeu-lhe prontamente que sim. Precisava apenas de saber pormenores, quantas famílias eram e quais as moradas.
Eram pouco mais de dez famílias.
2.
Umas horas depois, a associação Do Futebol para a Vida começou a receber mensagens.
Sérgio mandara entregar em cada uma das casas um verdadeiro supermercado. Um carregamento de compras que daria para encher três despensas e um frigorífico (cada família recebeu também 30 quilos de carne).
A seguir teve o cuidado de falar com cada uma das pessoas. Quis saber se estava tudo bem e se precisavam de mais alguma coisa. No jornal Record, tanto Futre como o presidente da associação, ibraim Cassamá, contaram das lágrimas de alguns dos que receberam a chamada de Sérgio.
3.
Há uns meses, num postal como este, critiquei asperamente o treinador do FC. Porto.
Intratável, muitas vezes destemperado, com mau perder, Sérgio é o protótipo do que não aprecio em determinadas figuras públicas, no futebol ou sem ser no futebol.
Mas sabem…
Depois disto, depois de ler esta história e de ter sabido o que faz silenciosamente para ajudar pessoas em dificuldade, nunca mais olharei para Sérgio da mesma maneira.
4.
Alguns dirão, mas Sérgio Conceição tem muito dinheiro.
Uma merda…
Porque a maioria dos que têm muito dinheiro não estão para se chatear.
Outros dirão que é por manobra de marketing…
E aí é pior, um argumento dos que acabam por ver o mundo de acordo com os seus preconceitos. Sérgio fez sem esperar que fosse tornado público… tal como outras ajudas que agora sei que partem de si e que se mantêm publicamente anónimas.
5.
Sérgio Conceição fala muito da sua vida difícil. Da infância dura, da fome que passou.
Ah, Sérgio… mas conheço tantas pessoas que passaram fome e dificuldades e que só querem esquecer o passado.
Não, o que se trata é de caráter. De respeito pela sua memória. E de humanidade.
Sérgio é um competidor nato. É irascível e intratável, mas depois, fora do campo, consegue abraçar o sofrimento dos outros sem os humilhar, sem lhes pedir nada em troca, sem mais nada que não seja devolver um pouco do que o mundo lhe ofereceu.
Não conheço Sérgio Conceição, mas a partir de hoje tem um amigo.
Texto de Luís Osório