Depois de uma primeira parte de grande superioridade, o FC Porto sentiu muitas dificuldades frente ao Póvoa no segundo tempo, tendo acabado por triunfar por sete pontos (67-60).
Sem Max Landis, que estará de fora das escolhas de Moncho López durante cerca de um mês devido a uma lesão no isquiotibial direito, os Dragões entraram melhor na partida e dispararam no marcador, tendo, apesar disso, o Póvoa reagido e fechado o primeiro quarto com sete pontos de desvantagem (20-13). Apesar de uma boa entrada do conjunto caseiro no segundo período, os Dragões foram competentes e cumpriram o seu propósito, tendo chegado ao intervalo a vencer por 42-28. Ao final dos primeiros 20 minutos, Jonathan Arledge vinha sendo o melhor marcador portista com 10 pontos na conta pessoal e os portistas tinham uma taxa de conversão de triplos de 62% (5/8).
Os portistas tiveram muitas dificuldades, principalmente do ponto de vista ofensivo, no terceiro quarto, tendo apenas convertido apenas sete pontos contra 17 do adversário. Os visitados venceram os penúltimos 10 minutos e conseguiram, desta forma, reduzir para quatro pontos a desvantagem no placar à entrada para o derradeiro período. No último quarto, as dificuldades mantiveram-se para os azuis e brancos e o Póvoa chegou a estar em vantagem no jogo, mas os portistas, com alma e determinação, confirmaram o favoritismo e triunfaram na quinta jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol (67-60). Jonathan Arledge foi o Dragão com mais pontos na partida, tendo amealhado 18 pontos.
Os basquetebolistas azuis e brancos voltam a entrar em campo no domingo, no Dragão Arena, onde vão receber o Benfica em mais um clássico do basquetebol nacional (18h00, Porto Canal/FC Porto TV).
FICHA DE JOGO
PÓVOA-FC PORTO, 60-67
Liga Portuguesa de Basquetebol, 5.ª jornada
29 de outubro de 2021
Pavilhão Linhares de Castro
Árbitros: Pedro Rodrigues, Diogo Morais e Tiago Perdigão
PÓVOA: Diego Kapelan (26), Nakye Sanders (10), Jorge Rodrigues (6), Rafael Costa e João Embaló (2)
Suplentes: Diogo Gomes (6), João Santos, Sérgio Duarte (cap.), Zarko Jukic (3), Miguel Rodrigues, Rui Coelho (7) e Guilherme Nunes
Treinador: José Rodrigues
FC PORTO: Rashard Odomes (10), Brad Tinsley (7), Francisco Amarante (2), Jonathan Arledge (18) e Mus Barro (8)
Suplentes: João Torrie, Vlad Voytso (6), Miguel Queiroz (cap.) (7), Tiago Almeida, João Soares (8), Danjel Purifoy (1) e Miguel Correia
Treinador: Moncho López
Ao intervalo: 28-42
Parciais: 13-20, 15-22, 17-7 e 15-18
Fonte: FC Porto