Um dos maiores craques do hóquei em patins global vai continuar a vestir de azul e branco pelo menos até 2028. Gonçalo Alves, grande artilheiro do FC Porto e da seleção nacional, renovou contrato com os Campeões de Portugal e do Mundo e permanecerá ligado ao emblema da Invicta por mais cinco anos.
Sobrinho do antigo defesa/médio portista Paulo Alves, Gonçalo começou a patinar de Dragão ao peito com apenas quatro anos. Aos dez, voltou à terra natal para representar o Famalicense antes de dar o salto para a capital e concluir a formação no Sporting. Depois de cinco épocas em Alvalade, regressou ao Norte do país e foi em Oliveira de Azeméis que o FC Porto o resgatou.
Vencedor da Taça Latina e Campeão da Europa em Sub-17 e Sub-19, o avançado goleador conquistou os maiores troféus clubísticos com as cores do coração. Chegou ao Dragão Arena em 2015 e logo ergueu a primeira de quatro Taças de Portugal – título a que se seguiu a primeira de outras tantas Supertaças e o primeiro de três títulos nacionais.
Pelo meio sagrou-se Campeão Europeu de seleções, juntou-lhe um Mundial com a camisola de Portugal, mas a temporada de ouro seria mesmo a de 2021/22. No ano desportivo em que se consagrou pela quarta vez consecutiva como o melhor marcador da Liga, o número 77 venceu a Taça Intercontinental frente ao Sporting e o triplete Campeonato/Taça de Portugal/Elite Cup diante do Benfica. Agora, renovou até 2028 com o clube que o apaixona.
Jorge Nuno Pinto da Costa
“Toda a gente sabe que eu tenho um carinho especial pelo hóquei em patins. Foi nesta modalidade que, há 60 anos, fui pela primeira vez dirigente do FC Porto. O Gonçalo é uma peça fundamental de uma equipa muito valorosa e, portanto, a sua continuidade é garantia de que vamos continuar a vencer muitos jogos e títulos.”
Gonçalo Alves
“É um motivo de orgulho para mim e algo que ambas as partes já desejavam há algum tempo. Tanto eu como o FC Porto queríamos renovar contrato, conseguimos chegar a um acordo e estamos todos muito felizes por podermos continuar esta linda história que temos vindo a escrever. Pedem-me vitórias, títulos, e isso é o que queremos todos conseguir. Dependemos das vitórias durante o ano e principalmente dos títulos, que são o que fica para a história. Queremos continuar a vencê-los no FC Porto e a tentar conquistar mais já este ano. A minha memória favorita é o primeiro título, a Taça de Portugal em Ponte de Lima, foi o virar de uma página porque não vencíamos há já algum tempo e conseguimos dar esse mote. O melhor golo acho que foi o do ano passado, no jogo da final contra o Benfica que ficou 3-2 e nos deu a vitória que garantiu o título nacional.”
🎙 Jorge Nuno Pinto da Costa: "O Gonçalo é uma peça fundamental"#FCPortoHoquei #FCPortoSports pic.twitter.com/2c8Ofos6gt
— FC Porto (@FCPorto) December 15, 2022
🎙Gonçalo Alves: "Eu e o FC Porto estamos felizes por continuar esta linda história que temos vindo a fazer"#FCPortoHoquei #FCPortoSports pic.twitter.com/Q5l8wsxUHS
— FC Porto (@FCPorto) December 15, 2022
Fonte: FC Porto