Ângelo Girão, guarda redes do Sporting e, para mim, principal protagonista do título leonino, mostrou-se muito orgulhoso em vencer o FC Porto, um “super FC Porto”, onde se derreteu em elogios à casa … que o formou. Sim, talvez não saibas, mas foi no Dragão que Girão teve os primeiros passos.
Lê abaixo as declarações daquele que é para mim, atualmente, o melhor guarda redes do mundo!
Criticas a penaty sofrido a oito segundos do fim, mas muitos elogios ao FC Porto: “Eu gostava mais de enaltecer a postura do FC Porto enquanto adversário. Mas na minha opinião não é penálti, se há é precedido de falta sobre o Gonçalo, uma carga sobre as costas, mas eu prefiro dizer que o hóquei em patins está muito bem, está vivo e que os agentes desportivos, diretores, equipas, jogadores, árbitros, todos temos de continuar a progredir porque viu-se ao longo deste play-off que os erros foram cada vez menos e tivemos grandes espetáculos. Hoje foi a prova disso, com mais um grande espetáculo em que conseguimos aquilo que queríamos que era ganhar. Independentemente do dia, se era hoje, se era para a semana, o nosso objetivo era ganhar.”
Resposta ao críticos que diziam que o Sporting não conseguia ganhar fora de casa:“Muito se duvidou se o Sporting era capaz de ganhar fora do Pavilhão João Rocha e a prova demos este ano, de que somos capazes, que entramos para ganhar em qualquer pavilhão do Mundo e queremos continuar nessa senda, mas isso é para a próxima época.”
Título que faltou na época leonina: “A época seria ainda mais de sonho se tivéssemos ganho a Taça da Liga, não o conseguimos, mas estivemos nas decisões. Nós, quando começámos o ano, sabíamos que era muito difícil ganhar porque há uma grade competitividade entre todas as equipas, cada vez mais é difícil ganhar, pena os pavilhões não estarem cheios, mas nós propomo-nos a ganhar e a estar nas decisões, umas vezes vamos ganhar, outras vamos perder. Felizmente caíram para o nosso lado dois títulos, mas mesmo que não tivessem caído estaríamos orgulhosos do que fazemos porque trabalhámos todos os dias para ganhar.”
Vitória histórica no Dragão frente a um “super FC Porto”: “A dúvida sobre se conseguiríamos ganhar cá também foi tema de conversa, o Sporting não ganhava no recinto do FC Porto há 44 anos e num ano ganhámos duas vezes frente a uma equipa repleta de estrelas e recordo que nos últimos três anos o FC Porto foi a três finais da Liga dos Campeões, duas vezes campeão nacional, ganhou Taças de Portugal, Supertaças, estamos a falar de um super FC Porto, com grandes jogadores, com um Gonçalo Alves fantástico, um Rafa fantástico e que nós temos de respeitar porque isso só torna a nossa vitória mais especial.”
Sporting é a melhor equipa de hóquei em patins do mundo neste momento? “Não acho que o Sporting seja a melhor equipa do Mundo, acho que o Sporting tem as suas armas e o desporto é muito volátil, nós ganhamos hoje, amanhã ganham outros. Neste momento somos os melhores de Portugal e os melhores da Europa e ainda não jogamos a Intercontinental. O que temos na nossa cabeça é que queremos ser os melhores no próximo jogo, porque se não o ganharmos não vamos estar presentes nas decisões e esta é a mentalidade que une este grupo, é esta mentalidade treino a treino e acreditem que às vezes os treinos não acabam bem. O Sporting este ano fez uma época fantástica em todos as modalidades e sentíamos essa responsabilidade de também poder dar mais uma alegria aos nossos adeptos, conseguimos fazê-lo e estamos ao nível de todas as modalidades que envergam esta camisola. A época pode não ter começado da melhor maneira, isso não interessa, já está para trás das costas, o importante era o clube, o clube ganhou e era isso que nós queríamos muito.”a
Festejo de cabelo amarelo? “Eu não volto a pintar isto que eu já não consigo olhar para o cabelo, eu não quero saber disto.”