Os dirigentes do Grémio não param de ser questionados sobre a eventual transferência de Pepê para o FC Porto.
Costuma-se dizer que onde há fumo há fogo, mas o vice-presidente do Grémio, Paulo Luz, em declarações à Globo Esportes, garante que é tudo conversa e NÃO há qualquer proposta oficial
Interesse em Pepê:
“Ficamos satisfeitos, o Grémio tem um plantel cobiçado por grandes clubes europeus. Demonstra o acerto da nossa política de futebol. Por outro lado, temos de ter muita tranquilidade neste momento, estamos a falar de jogadores que têm contrato com o clube. Pelo que estamos a ver, de forma muito franca e objetiva, é muita conversa fiada. Não há nada de proposta forma oficial, o nosso interesse é manter estes jogadores para encerrar o campeonato brasileiro e também tê-los para a Copa do Brasil. Há variáveis que controlamos e outras que podemos perder o controlo. Tem de haver bom senso. Faço um apelo, não só ao empresário do Pepê mas a todos os empresários. Num momento como este, num ano que teremos Jogos Olímpicos, num ano em que teremos eliminatórias, um jovem com este talento…que tenham o maior respeito e consideração para que ele tenha o melhor desempenho em campo, porque isso pode levá-lo à seleção, aos Jogos Olímpicos, pode ajudar-nos a ganhar a Copa do Brasil, só traz benefícios para o próprio atleta, para os seus empresários e também para o clube.”
Pressão do empresário em transferir PepÊ
“Não nos incomoda, somos experientes e sabemos que estas coisas são assim. Há um interesse do empresário, há diálogos, mas o que tem de acontecer é haver uma proposta oficial. Tenho falado todos os dias com o presidente e não há absolutamente nada, não há um contacto formal de qualquer clube europeu neste momento. O que nos é transmitido é um interesse que respeitamos, mas este é o cuidado que temos de ter, no sentido de não criar problemas internos para que o jogador tenha a cabeça saudável e um bom ambiente para enfrentar os desafios que temos pela frente, porque isso é que vai viabilizar, no momento adequado e oportuno, que ele seja valorizado para uma boa venda, para ele, para o clube e para o empresário.”
Estado anímico de Pepê
“Preocupa-nos. Estamos na reta final da época. São jogos duríssimos. O nosso plantel precisa de tranquilidade, o foco é no campeonato e o Pepê é um jogador importantíssimo, a sua condição pessoal e emocional é fundamental para nós e para ele também e para os seus interessados. Só hoje, ainda atendi algumas chamadas por educação, mas umas sete ou oito chamadas de jornalistas portugueses não atendi, porque é só especulação. Existe a perspetiva de que venha a existir uma proposta, mas terá que ser de acordo com os valores que achamos justos.”
Manter Pepê na final e brincadeira com o presidente
“Conversei com o presidente ontem e hoje e ele até brincou comigo. ‘Recebeste alguma proposta hoje?’ ‘Não.’ ‘Nem eu.’ Estamos a viver apenas de muitas notícias. A janela acabou de abrir, há muito tempo. O Grémio quer contar com o atleta para o campeonato e para a Copa do Brasil. Estas variáveis estão controladas, lá à frente pode surgir alguma situação que possa fugir ao nosso controlo, mas não é esse o nosso desejo, é ficar com o Pepê.”