Futebol

Mentalidade forte: Zaidu fez-se jogador…nas margens do Tua

Gostou do Artigo ?
Subscrever Notícias ao Minuto do Fc Porto

Zaidu chegou ao FC Porto há 2 semanas e vive um mundo novo.

Mas quem é afinal o lateral nigeriano? Como apareceu no FC Porto? Como se formou jogador de futebol? Qual a sua mentalidade? Embarca connosco nesta aventura sobre a vida de Zaidu e anda conhecer as histórias mais insólitas do jogador que mais de destacou o ano passado no Santa Clara.

Numa entrevista do Jornal Record às suas origens ficamos a saber que o jogador nigeriano tem um encanto especial pelas terras transmontanas, que é muito humilde extremamente trabalhador e com uma mentalidade muito forte. Fica a conhecer os destaques da grande entrevista a quem melhor conhece o jogador, Lino, ou “tio” como o próprio o chama!

Zaidu chegou a Portugal para jogar … nas camadas jovens do FC Porto. Como vinha lesionado, o Porto optou por não avançar para o negócio e seguiu viagem para Barcelos na sua primeira aventura fora da Nigéria. Mas nem jogou em Barcelos. Fruto da tal lesão, foi para Mirandela ganhar ritmo, e … apaixonou-se pela terra transmontana.

O Mirandela tinha (e ainda tem) o hábito de preparar a nova época no..rio. Sim, ouviu bem caro leitor, no rio!

Zaidu preparou-se para o futebol profissional com treinos de alta intensidade nas margens do Rio Tua, exercitando todos os seus músculos para ganhar massa muscular necessário para a alta roda do futebol.

Logo o melhor nos testes físicos

“Logo quando chegou deu–nos excelentes indicações e foi logo o melhor atleta em tudo quanto eram testes físicos”, recordou Carlos Correia, presidente do Mirandela, mas que era na altura que Zaidu jogou em Mirandela apenas um elemento do departamento do futebol do clube transmontano.

Atleta muito profissional…até no Ramadão

“Olhem que até mesmo na altura do Ramadão, em que a alimentação deles nem sempre é´feita da melhor forma, o Zaidu foi muitas vezes considerado o melhor jogador”, continua Carlos Correia.

Margem de progressão detetada logo com 19 anos

“O Zaidu sempre se revelou um jogador muito rápido. Notava-se que era um atleta com grande margem de pro-
gressão e que, já na altura, tinha futebol para chegar mais longe”, finaliza Carlos Correia.

Agora vamos à boleia de Lino, ex-lateral do FC Porto e responsável pela ida de Zaidu para Mirandela, fruto das bolas ligações que sempre manteve com o clube de Barcelos, desde os tempos em que Lino foi Vice Presidente do Gil Vicente.

Surpresa inicial

““Vimos que havia potencial. Muito forte fisicamente, muito rápido, muito forte no jogo aéreo. Vimos logo que estávamos na presença de alguém que mais tarde poderia vir a dar frutos. Foi-lhe dada a oportunidade de jogar, que é o que um miúdo no primeiro ano de sénior precisa. Mas notou-se que ele tinha mais qualquer coisa”

Importa ainda ouvir o proprietário de um restaurante do qual Zaidu ficou extremamente amigo (até lhe contou que vinha para o FC Porto antes de ser oficial), e ao qual está eternamente grato, o Sr. Càndido.

Zaidu só queria fanta,não bebia água

““Foi comigo que ele viveu as três épocas que esteve no Mirandela. Lembro-me que quando chegou, com 19 anos,
pura e simplesmente não bebia água. Não bebia. Levei-o ao médico, porque estava a ficar desidratado e quando saiu o resultado das análises foi um castigo para o obrigar a beber água.Para ele era sempre Fanta Laranja, sempre. Às vezes uma Coca-Cola, mas Fanta Laranja é que era. Água, nada. Tinha mesmo de o obrigar a beber
água… e não era fácil! No início ficava chateado e dizia ‘Tio, água não. Eu gosto é de Fanta’ – recorda o “tio” Lino, como o jogador carinhosamente o chama, num episódio que tem tanto de inocente, como comprova a pouca formação que o agora lateral azul e branco teve.

Saudades de Mirandela e primeiros tempos difíceis nos Açores

“Ligava-me todos os dias no início… ‘Tio Cândido, isto aqui é muito difícil. Eu vou embora, vou ter com o Rui Borges a Viseu, que ele quer que eu vá para lá…’ E eu lá lhe dizia: ‘Não vais nada rapaz, senão nunca mais ganhas estatuto e isso aí é que to vai dar.’ Ele chorava de um lado, eu do outro… Depois eu não ficava bem, ligava-lhe de
novo… Ainda ‘passei as passas do Algarve’ com ele. Ainda me fez chorar algumas vezes”, O “tio” acredito que o jogador pode singrar de azul e branco, mas …sabe que vai ser difícil. “É uma joia de um moço. Um poço de força e tem uma vontade que nunca acaba. E deve ter sido isso que o Sérgio Conceição viu nele, mas não vai ter tarefa fácil”, realçando a sua vontade em aprender, humildade e capacidade de superação.

Agora que já conheces melhor Zaidu, achas que pode vingar com as cores do nosso mágico clube?

Eu acredito que sim!

FORÇA ZAIDU!

Gostou do Artigo ?
Subscrever Notícias ao Minuto do Fc Porto

 

 

 

Deixe o seu comentário: